Sermão Wilfred - Apocalipse 2
A revelação de Jesus Cristo às 7 igrejas
Nos capítulos 2 e 3, encontramos a revelação de Jesus Cristo dada às 7 igrejas na Ásia, essas 7 igrejas são mencionadas pelo nome em Apocalipse 1:11. O apóstolo João estava familiarizado com essas sete igrejas e, portanto, eram igrejas fisicamente existentes. Cada igreja tinha seus problemas específicos. Alguns comentaristas afirmam que a descrição das seis primeiras congregações são tempos, que já se passaram. A última igreja é a atual em que vivemos agora. Eu pessoalmente discordo. Essas 7 congregações são uma descrição clara dos vários crentes, nos últimos dois séculos, e de todos os crentes que vivem hoje.
No Novo Testamento, o número 7 ocorre 88 vezes, 56 vezes no Apocalipse. Isso deixa claro que o 7 tem uma função especial no Apocalipse: 7 estrelas, 7 castiçais de ouro, 7 igrejas, 7 mensagens, 7 selos, o Cordeiro tem 7 chifres e 7 olhos, 7 anjos, 7 trombetas, 7 pragas com pragas, 7 espíritos diante do trono, 7 cabeças são sete montanhas, 7 tochas ardentes, 7 espíritos de Deus, grande dragão avermelhado com 7 cabeças com 7 coroas, etc.
Apocalipse 2, A Igreja em Éfeso
Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade grega antiga na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna, Turquia. Foi construída no século X a.C. no local da capital anterior de Arzaua por colonos gregos jônicos. Durante a era grega clássica foi uma das doze cidades da Liga Jônica. A cidade floresceu depois que veio sob o controle da República de Roma em 129 a.C. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
A cidade era famosa pelo Templo de Ártemis (terminado ao redor 550 a.C.), uma das sete maravilhas do mundo antigo. Entre muitos outros edifícios monumentais estão a Biblioteca de Celso e um teatro capaz de abrigar cerca de 25.000 espectadores. Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).
A cidade foi destruída em 263 pelos godos, uma tribo germânica e, apesar de ter sido reconstruída, a importância da cidade como um centro comercial declinou conforme o porto foi lentamente assentado acima pelo rio Caístro. A cidade foi parcialmente destruída por um terremoto no ano de 614.
As ruínas de Éfeso são uma atração turística internacional e local, em parte devido ao seu fácil acesso a partir do Aeroporto Adnan Menderes ou do porto de cruzeiros de Kuşadası, cerca de 30 km ao sul. Em 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) integrou Éfeso na lista do Património da Humanidade.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das sete maravilhas do mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. A importância da cidade como centro comercial diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro (Pequeno Menderes). Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.
Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores de uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império. Também em Éfeso surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e I a.C. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, são berços da filosofia. Em 133 a.C., Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia, mas pesquisas arqueológicas revelam que Éfeso já era um centro urbano antes de 1 000 a.C., quando era ocupada pelos jônios
As palavras de Jesus Cristo para a congregação em Éfeso. Ele, que segura as sete estrelas na mão direita, que caminha entre os sete castiçais de ouro, é uma repetição do último versículo de Apocalipse 1. O castiçal de sete braços se encontra no Santo do Tabernáculo e no Templo. Somente os sacerdotes, e o crente é um sacerdote real, devem entrar no Santo Lugar.
Os verdadeiros apóstolos foram os 12 apóstolos escolhidos por Jesus durante Sua vida na Terra. Judas traiu Jesus e se enforcou. Em seu lugar, veio o apóstolo Paulo, chamado pessoalmente por Jesus e designado no caminho de Damasco. Havia membros da congregação efésiana que se chamavam apóstolos. Eles eram falsos apóstolos, NÃO designados por Jesus e possivelmente nunca viram Jesus vivo. Eles trouxeram doutrina falsa. Os verdadeiros crentes na igreja de Éfeso os denunciaram e os repreenderam e os encontraram mentirosos. Hoje, também, alguns crentes chamam a si mesmos apóstolos quando nunca viram Jesus, que viveu na terra há 2.000 anos. Eles são mentirosos e muitos ensinam falsa doutrina e se elevam acima dos irmãos. Jesus louva os crentes na congregação de Éfeso que persistem em experimentar esses falsos apóstolos. Eles persistem na pura doutrina e não se cansaram do castigo dos falsos ensinamentos. No entanto, um calafrio pode ter ocorrido. Eles não admoestam mais no amor, mas com duras palavras sem amor. Talvez compreensível por si só. Observamos nosso tempo em que há muitas pregações falsas e tolerância falsa. O pecado e o arrependimento não são mais sermãos em muitas igrejas. Afinal, Jesus morreu por todos os pecados. Eles pregam que O inferno não existe. Tudo isso é contraditório porque Jesus e a Bíblia ensinam claramente. A família consiste em marido e mulher, mas as igrejas não pregam mais isso. Tolerância ao aborto, eutanásia, gênero, comunismo, etc.
Jesus chama para retornar ao primeiro amor, porque eles também vieram à fé do mundo corrupto. Eles também viveram naquele mundo de satanás com prostituição, ansiando por uma vida mundana, sem adoração a Deus o Pai.
No entanto, se eles não retornarem ao primeiro amor, Jesus tirará o castiçal (= menorah). Êxodo 25:31-32 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formarão com ele uma só peça. E de seus lados sairão seis braços: três de um lado, e três do outro. Zacarias 4 Ora o anjo que falava comigo voltou e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite em cima, com sete lâmpadas, e há sete canudos que se unem às lâmpadas que estão em cima dele; e junto a ele há duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda. Meu senhor, que é isso? Esta é a palavra do Senhor, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.
A menorá era um dos objetos no Tabernáculo e mais tarde no templo. É um lembrete constante para o povo judeu ser uma luz para o mundo, como Deus espera que eles serám (Isaías 42:6).
A menorá também é chamada ets chaim. Isso é hebraico para árvore da vida e refere-se à árvore no paraíso através da qual Adão e Eva poderiam ter tido a vida eterna. Jesus chama a si mesmo o pão da vida. Nele, a árvore da vida está novamente disponível para as pessoas. Jesus também é a luz do mundo. Assim, Ele é a verdadeira personificação e significado da menorá.
Portanto, se o crente não voltar ao primeiro amor, Jesus tirará a paz interior desse crente e sua luz não brilhará mais no mundo (na minha opinião, não será mais capaz da pregação do evangelho). Porque trabalhar sem amor está morto.
Nikolai é uma palavra composta: Nikos: vitória, triunfo, domínio sobre os mortos. Laos: alguém que triunfa sobre o povo. O significado dos Nicolaitas é que os bispos e prelados da Igreja são dominantes sobre os membros da igreja, porque eles foram obrigados a se submeter à regra arbitrária e absoluta dos pastores, que Deus odeia. Isso vai contra 1 Pedro 5:1-3 os anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.. Jesus elogia os crentes de efésios por odiarem o trabalho dos Nicolaítas. Que isso seja uma lição para os pastores que se batem no peito, dominam suas igrejas e dão um mau exemplo para si mesmos, sem mostrar os mandamentos de Jesus e da Bíblia.
Apocalipse 2, A Igreja em Esmirna
Esmirna (em turco: İzmir; em grego: Σμύρνη; transl.: Smýrni; também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne) é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu. É capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província homónima. Em 2012, a população da área metropolitana era 3 366 947 habitantes, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara. No mesmo ano, o distrito de İzmir propriamente dito tinha 76 598 habitantes, dos quais 59 214 no que é considerado o centro urbano (merkez). A altitude média da cidade é de 30 m.
De acordo com estudos etimológicos sobre Esmirna, a palavra Smyrne, em grego significa uma especiaria que em língua portuguesa se traduz como mirra
A cidade de cinco mil anos é uma das cidades mais antigas da bacia de Mediterrâneo. A cidade original foi estabelecida por volta do 3º milênio a.C., quando compartilhou com Troia a cultura mais importante da Anatólia. Por volta de 1 500 a.C. tinha caído na influência do Império Hitita da Anatólia Central.
De acordo com historiadores e mitógrafos gregos, as cidades da costa asiática do Mar Egeu, Mirina, Cime, Esmirna e Éfeso, haviam sido conquistadas pelas amazonas; Archibald Henry Sayce interpreta este mito como se estas amazonas fossem as sacerdotisas das deusas asiáticas, cujo culto se espalhou a partir de Carquemis com as conquistas hititas.
Segundo o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, a cidade foi primeiro estabelecida pelos Eólios, mas foi logo depois tomada pelos Jônicos, que a tornaram um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo na época. No 1º milênio a.C., Esmirna era uma das cidades mais importantes da Federação Jônica. Acredita-se que Homero lá residiu durante este período.
A conquista da cidade pelos Lídios por volta de 600 a.C. trouxe fim a este período. Esmirna permaneceu como pouco mais que uma aldeia da Lídia e depois caiu sob o domínio persa. Antes do século IV a.C., uma nova cidade foi construída nas encostas do monte Pagos (Kadifekale), durante o reino de Alexandre, o Grande. O período romano de Esmirna, que começa antes do século I a.C., foi a sua segunda grande era. Esmirna ficou depois conhecida como uma das Sete Igrejas da Ásia, à qual o Livro da Revelação (Apocalipse) foi enviado pelo apóstolo João. Também é local de destino da Epístola aos Esmirniotas, de Santo Inácio de Antioquia. O domínio bizantino chegou no século IV d.C. e durou até à conquista seljúcida no século XI.
Em 1415, sob o poder do sultão Maomé I, o Cavalheiro, Esmirna tornou-se parte do Império Otomano. A cidade ficou conhecida como um dos portos mais importantes do mundo entre os séculos XVII e XIX, quando os comerciantes de várias origens (especialmente Franceses, Italianos, Neerlandeses, Armênios, Judeus e Gregos) transformaram a cidade em um centro de comércio cosmopolita. Durante este período, a cidade foi famosa pela sua própria marca da música (Smyrneika) bem como pela sua larga variedade de produtos que exportou para a Europa (passas de Esmirna, figos secos, tapetes, etc.).
As palavras de Jesus Cristo para a igreja em Esmirna. É o primeiro e o último que morreram e se tornaram vivos. Uma repetição de Apocalipse 1:18. Jesus criou a terra em Gênesis 1 com o homem no sexto dia, ele foi o primeiro. Ele é o último, Ele enviará a Nova Terra e o Novo Céu e governará para sempre. Ele morreu na cruz do Calvário e foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos e viverá para sempre.
As perseguições dos cristãos em Esmirna foram grandes, tanto por gentios quanto por judeus. Os judeus rejeitaram Jesus como seu Messias, e com isso eles escolheram servir a satanás. João 8:39 Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio. É por isso que a sinagoga de satanás é mencionada aqui.
Jesus conforta os fiéis em Esmirna que eles não precisam ter medo. Eles podem ser torturados e até mortos. Mas isso é apenas o corpo humano na Terra. Sua alma e espírito vão para o paraíso após a morte na terra e no arrebatamento da igreja para o céu. Portanto, não tenha medo.
Os processos podem ter começado quando esta carta foi lida em Esmirna e terminada por uma ordem do imperador Nerva. Não temos uma boa explicação para esses dez dias.
Jesus promete que quem é fiel à morte, o que certamente será verdadeiro na Grande Tribulação e recusará a marca da Besta, receberá a coroa da vida. Quem permanecer firme não experimentará a segunda morte (= o lago de fogo Apocalipse 20: 11-15).
Apocalipse 2, A Igreja em Pérgamo
Pérgamo (em grego: Πέργαμος; transl.: Pérgamos),hoje conhecida por Bergama foi uma antiga cidade grega rica e poderosa na Eólia. Está localizada a 26 quilômetros da costa do mar Egeu, em um promontório no lado norte do rio Caicos (atual Bakırçay) e a noroeste da moderna cidade de Bergama (hoje território da Turquia.
Durante o período helenístico, tornou-se a capital do Reino de Pérgamo sob a Dinastia atálida em 281-133 a.C., que a transformou em um dos principais centros culturais do mundo grego. Muitos restos de seus impressionantes monumentos ainda podem ser vistos, em especial a notável obra-prima que é o Altar de Pérgamo. Pérgamo é citada no livro do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia.
A cidade fica em torno de uma mesa de andesito, de 335 metros de altura, que formava sua acrópole. Esta mesa cai acentuadamente nos lados norte, oeste e leste, mas três terraços naturais no lado sul fornecem uma rota até o topo. A oeste da acrópole, o rio Selinus (atual Bergamaçay) flui pela cidade, enquanto o Cetius (atual Kestelçay) passa para o leste.
Em 88 a.C., Mitrídates VI fez da cidade a sede em sua primeira guerra contra Roma, na qual ele foi derrotado. O resultado dessa guerra foi uma estagnação no desenvolvimento da cidade. No final da guerra, a cidade foi destituída de todos os seus benefícios e seu status de cidade livre. Em vez disso, a cidade passou a ser obrigada a pagar tributo, acomodar e fornecer tropas romanas, e a propriedade de muitos dos habitantes foi confiscada. Os membros da aristocracia pergamena, especialmente Diodoro Pásparo nos anos 70 a.C., usaram seus próprios bens para manter boas relações com Roma, agindo como doadores para o desenvolvimento da cidade. Numerosas inscrições honoríficas indicam seu trabalho e sua posição excepcional em Pérgamo neste momento.
Províncias romanas e estados clientes na Ásia Menor em 63 a.C. Pérgamo ainda permanecia uma cidade famosa e os luxos notáveis de Lúculo incluíam mercadorias importadas da cidade, que continuavam a ser o local de um convento (assembleia regional). Sob Augusto, o primeiro culto imperial, um neocorato, a ser estabelecido na província da Ásia estava em Pérgamo. Plínio, o Velho se refere à cidade como a mais importante da província e a aristocracia local continuou a atingir os mais altos círculos do poder no século I d.C., como Aulo Júlio Quadrado, que foi cônsul em 94 e 105.
No entanto, foi apenas sob o império de Trajano e seus sucessores que ocorreu um amplo redesenho e remodelação da cidade, com a construção de uma "nova cidade" romana na base da acrópole. A cidade foi a primeira na província a receber um segundo neocorato, de Trajano em 113/4 d.C. Adriano elevou a cidade ao posto de metrópole em 123 e assim elevou-a acima de seus rivais locais, Éfeso e Esmirna. Um ambicioso programa de construção foi realizado: grandes templos, um estádio, um teatro, um grande fórum e um anfiteatro foram construídos. Além disso, nos limites da cidade o santuário a Esculápio (o deus da cura) foi expandido em um spa luxuoso. Este santuário cresceu na fama e foi considerado um dos mais famosos centros terapêuticos e de cura do mundo romano. Em meados do século II, Pérgamo era uma das maiores cidades da província, juntamente com estas duas, e tinha cerca de 200 000 habitantes. Galeno, o médico mais famoso da antiguidade, depois de Hipócrates, nasceu em Pérgamo e recebeu seu treinamento inicial no Asclepeion. No início do terceiro século, Caracala concedeu à cidade um terceiro neocorato, mas o declínio já havia se estabelecido. Durante a crise do terceiro século a força econômica de Pérgamo finalmente entrou em colapso, pois a cidade foi seriamente danificada em um terremoto em 262 e foi saqueada pelos Godos pouco tempo depois. Na antiguidade tardia, experimentou uma recuperação econômica limitada.
Hoje o templo de Pérgamo está localizado em Berlim. Portanto, há rumores de que a Besta será adorada aqui, porque satanás foi adorado neste templo em Pérgamo.
As palavras de Jesus Cristo para a igreja em Pérgamo. É o que Ele diz, que tem a espada afiada de dois gumes. Uma repetição de Apocalipse 1:16. A faca afiada de dois gumes faz uma divisão final entre os verdadeiros cristãos que vivem sob o controle do Espírito Santo (as virgens sábias) e os falsos cristãos cujas vidas dependem das concupiscências do mundo (as virgens tolas).
Pérgamo era uma cidade, onde havia tanto pecado e maldade que o Senhor diz que satanás tinha sua sede na terrena lá. E bem no meio daquela cidade, Deus colocou Sua igreja. Antipas era uma pessoa que defendia a verdade de Deus, mesmo que isso significasse ficar sozinho. Ele era um homem de convicção e não alguém que falava com pessoas. Quem conhece a Deus não precisa olhar em volta para ver quantas pessoas acreditam no que querem acreditar. Eles estão dispostos a ficar sozinhos diante do Senhor e, se necessário, até a todos no mundo. Antipas era um homem assim. E, como resultado, ele foi morto. Se ele fosse um amigo próximo, poderia ter escapado da morte. Ele foi morto porque se apegou à verdade revelada de Deus e não fez concessões. As pessoas provavelmente o chamavam de mente estreita, teimosa, difícil de manusear e sem cabeça. Quem conhece Deus não precisa olhar em volta para ver quantas pessoas acreditam no que querem acreditar. Ele esteve diante de Seu Senhor na verdade, contra todo pecado, uniformidade do mundo, compromisso, desobediência à Palavra de Deus e ao diabo. Aqui estamos falando de um homem que ameaçou o reino de satanás. Satanás também deve vê-lo como uma grande ameaça. Após sua morte, a cidade de Pérgamo se deteriorou rapidamente e ninguém assumiu suas funções. Essa é a triste história de muitas igrejas.
Embora o adivinho Balaão tenha falado piedosamente, seu coração estava concentrado na recompensa do rei Balaque (Judas 11). Embora forçado por Deus a abençoar Israel, Balaão aconselhou Balaque a seduzir os israelitas em fornicação com mulheres moabitas. Ele é um modelo de maldade e apostasia. Embora muitos cristãos tenham aceitado Jesus como seu Salvador, seus corações permanecem no mundo. Não há absolutamente nenhuma questão de uma conversão real a Jesus Cristo como Senhor. O destino de Balaão foi sua morte pelos israelitas. O cristão que não se arrepender verdadeiramente e deixar a vida mundana encontrará sua morte é no lago de fogo (com muita sorte na Nova Terra). O aviso no versículo 16: Arrependa-se, mas se não, eu (Jesus) lutarei com você com a espada da minha boca. Minha boca é a Bíblia. De dois gumes porque a fé dá vida eterna, por outro lado, a incredulidade e a desobediência levam a morte ao lago de fogo (João 6:60-66).
O maná era a comida que os israelitas tinham que reunir diariamente no deserto. Foi dado novamente todos os dias. O maná oculto é o Novo Testamento, a Palavra de Jesus, a libertação do pecado através de Jesus Cristo. Era um maná escondido no Antigo Testamento. No entanto, esse maná oculto deve ser lido e estudado diariamente pelo cristão, cheio do Espírito Santo. É o alimento espiritual diário para o crente.
A pedra branca é um limpador de uso geral, ideal para limpar todas as superfícies lisas sem arranhar. A operação eficiente da pedra branca é muito eficaz. A pedra branca pode limpar sem esforço, aço inoxidável, cromo, vidro, louças sanitárias, banheiras, pias. Para a cozinha, todas as panelas, ladrilhos, placas e placas de cerâmica podem ser limpas sem problemas e de forma segura. Além disso, o uso da pedra branca também aumentará significativamente a vida útil de suas superfícies. Que descrição! É Jesus Cristo quem limpa perfeitamente o cristão de toda poluição. Posso dizer o Espírito Santo, que convence do pecado. Jesus Cristo que prolonga a vida e te dá vida eterna.
Apocalipse 2, A Igreja em Tiatira
Tiatira (em grego: Θυάτειρα; transl.: Tiáteira) foi uma antiga cidade localizada na Lídia, sobre a qual está edificada a atual cidade turca de Akhisar (Aquisar).
Foi um importante centro comercial da Ásia Menor, na fronteira entre a Lídia e a Mísia. Antes de ser refundada como um posto militar por Seleuco I Nicátor, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C., chamava-se Pelópia. Foi destruída por um grande sismo durante o reino de Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.
Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. Para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. Era famosa pelo seu comércio e pela sua produção de têxteis, incluindo o índigo.
Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).
O sítio da antiga Tiatira é totalmente coberto pela moderna cidade de Akhisar. Uma escavação realizada no centro da cidade descobriu uma rua com colunas de 100 metros de comprimento que levava a uma entrada monumental e a uma grande basílica cívica (40 m × 10 m), provavelmente do século V ou VI. Um pequeno museu arqueológico fica adjacente ao local.
As palavras de Jesus Cristo para a igreja em Tyatira. Uma repetição de Apocalipse 1: 14-15. Jezabel era a esposa do rei israelense Acabe. Em 1 Reis, ela é esboçada como uma mulher imperiosa que persevera a todo custo. Jezabel controlou completamente o marido e o rei e seduziu Baal e Astarte. Os profetas de Israel ela mandou matar em boa parte. O nome de Jezabel aqui é usado para falsas profetisas que perturbam a ordem dada por Deus e seduzem os servos de Deus em todos os tipos de idolatria. Os falsos profetas que levam à fornicação e a comer sacrifícios de ídolos. Como não vemos isso em nosso tempo. Pastores que afirmam que tudo é permitido buscam sua própria riqueza, não se importam com seus vizinhos, uma tolerância de tudo, incluindo o que é claramente proibido na Bíblia. Palavra de Deus, a Bíblia não é mais considerada literalmente. A divindade de Jesus é negada. A filiação de Jesus é negada. A ressurreição dos mortos de Jesus é negada. Então, qual ainda é o valor da fé? Se não há perdão dos pecados, não há vida após a morte?
Veja, lancei esses falsos mestres e pastores no leito da doença e TRAGA-OS EM GRANDE TRIBULAÇÃO. Esses pastores ficarão para trás do Arrebatamento da Igreja e passarão pela Grande Tribulação. E seus seguidores passarão pela Grande Tribulação com eles e morrerão.
Pesquisarei os rins e os corações e recompensarei todos de acordo com suas obras. Se eles não se arrependem na Grande Tribulação e seguirem a Besta, seu destino é a segunda morte, o lago de fogo. Se eles se arrependerem, provavelmente morrerão pelas mãos da Besta, mas ganharão a vida eterna na Nova Terra. O chamado é perseverar e permanecer até a Segunda Vinda de Cristo, no final da Grande Tribulação. Então o reino de 1.000 anos de Cristo começará. Se permanecerem firmes até o fim, reinarão como reis com Jesus (o poder dado sobre os gentios).